
Infelizmente, sou obrigado a falar antes do grande final da corrida da Áustria da Rede Globo anti-jornalismo. Pôrra, estes caras não enxergam nada que está acontecendo na frente do nariz deles, não sabem interpretar nada, não dão as informações mais importantes e cortam imagens fundamentais, como a da salinha de reunião dos pilotos antes do pódio. O Lewis Hamilton certamente falou alguma coisa nesse momento, porque apesar de ter vencido a batalha contra o Nico Rosberg, o inglês estava brabo, também no pódio.
Buenas, como a Globo não trata de jornalismo, vamos nós aqui tratar:
Fato 1
A Mercedes montou a tática de corrida para dar a vitória ao Rosberg. Primeiro, deixou o Hamilton na pista muito tempo antes da parada de box. Segundo, chamou os dois pilotos para a segunda parada e colocaram pneus supermacios no carro do alemão e macios (mais duros) no do Hamilton. Inclusive, o próprio Hamilton reclamou disso pelo rádio.
Fato 2
Com apenas 15 voltas para o final, muito pouco para uma pistinha de poucos quilômetros, nada explica terem colocado pneus mais duros em quem tinha de atacar o outro. O Hamilton fez voltas mais rápidas no final porque estava puto. Fez voltas mais rápidas apenas "no braço".
Fato 3
Estou escrevendo, mas neste momento o Rosberg já deve ter sido punido pela batida na abertura da última volta. Se esse alemão não for punido, a FIA dará mais uma prova de que gosta de acobertar as coisas e deixar por isso mesmo. O que o Rosberg fez para tentar impedir a ultrapassagem do Hamilton não foi a clássica "engordada de curva" que o inglês tanto sabe fazer. O Rosberg, bem lembrou o Gabriel Dias, seguiu em linha reta na curva para bater de propósito no Hamilton, que já tinha feito a ultrapassagem.
Fato 4
No toque dos dois, o Rosberg levou a pior porque quebrou a asa da frente. E aí, mais uma pérola dos caras da Globo: "o Rosberg deve ser punido porque cruzou a linha de chegada com o carro aos pedaços". Não existe isso no regulamento. Se o carro estava rodando, pode seguir em frente na última volta. O alemão deve ser punido, sim, pela batida no Hamilton.
Fato 5
Olhem a fala dos dois após a corrida. E já dou a minha opinião sobre as "aspas" dos dois: o Rosberg é mau caráter, e só por isso merece perder o campeonato.
Hamilton: "Ele cometeu um erro na curva 1, então eu tive a oportunidade de entrar por fora. Eu deixei muito espaço por dentro e acho ele se deu conta e bateu em mim. Acredito que ele tenha dito algum problema com os freios. Eu estou aqui para vencer. É isso".
Rosberg: "Tenho certeza de que venceria esta corrida. Meus freios estavam superaquecendo. Mas estava na linha de dentro. Fiquei bem surpreso em ver que ele jogou o carro para cima de mim".
"jogou o carro para cima de mim"? Quem jogou o carro para cima foi você, Rosberg! Além disso, o Hamilton já estava na frente.
O GP da Áustria valeu por essa briga no finalzinho. A chuva prometida não deu as caras em Zeltweg, deixando a prova bem no mais ou menos. Mais pra menos. Sebastian Vettel apostava em apenas uma parada de box, liderou algumas voltas com os pit stops das Mercedes, mas teve um pneu estourado na reta dos boxes.
Com isso, a liderança foi para as mãos do Max Verstappen, após a segunda parada das Mercedes. Porém, ambos com pneus novos, Rosberg e Hamilton logo passaram o piloto da Red Bull e foram embora.
A decisão do primeiro lugar mostrou claramente a maior diferença entre os dois pilotos da equipe prateada: naquelas condições e no final da prova, só o Hamilton tentaria uma ultrapassagem, custasse o que custasse.
Além de tudo, o Rosberg foi muito burro, pois perdeu 18 pontos certos. E pode perder até os 12 pontos do quarto lugar com a punição justa.
