
Com uma quantidade impressionante de cachaceiros nas arquibancadas de Hockenheim neste sábado, Nico Rosberg, da Mercedes, brilhou na sua única tentativa no Q3 (abortou a primeira volta rápida) e abocanhou a pole position do GP da Alemanha, deixando Lewis Hamilton na segunda posição. O tricampeão tinha tudo para conquistar mais uma pole mas errou na sua última tentativa na freada do setor mais rápido do circuito alemão. As cartas estão colocadas na mesa para a derradeira prova antes das férias do verão europeu. Ao que tudo indica, a decisão pela vitória deve ocorrer na largada da corrida deste domingo, a exemplo do ocorrido na etapa anterior (Hungria), na qual Hamilton levou a melhor.
Daniel Ricciardo e Max Verstappen, ambos da Red Bull, ocupam a segunda fila do grid, à frente das duas Ferrari, de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, nesta ordem. Vettel cometeu vários pequenos erros nas suas voltas rápidas no Q3.
Felipe Massa, da Williams, finalmente conseguiu se encontrar com o carro no sábado e terminou o treino de classificação entre os 10 melhores. No entanto, mais uma vez, ficou atrás do companheiro Valtteri Bottas para a largada.
Desta vez, as McLaren deram show apenas nas sessões livres, ficando fora do Q3. Felipe Nasr, da Sauber, tentou tirar coelho da cartola no Q1, mas para mágico o brasileiro não serve, apesar de um bom trabalho ao volante da eterna carroça suíça. Aliás, em um treino sem incidentes, a Sauber confirma que é a pior equipe do momento, se fixando na última fila.
