
Para o Nico Rosberg chegar na frente, alguma coisa tem de acontecer com o Lewis Hamilton. Essa é a maior verdade da Fórmula-1 desde o início de 2014. Em Monza, neste domingo, o tricampeão comeu mosca na largada e o alemão mauricinho foi embora. E, pronto, nada mais ocorreu no GP da Itália.
Podem dizer que o Hamilton se recuperou depois que caiu para sexto na largada e subiu para segundo. Mas isso é mais do que lógico. Ele só não se recuperaria se tivesse andando de ré. A diferença no campeonato caiu para dois pontos, com Hamilton na frente. Calma, para quem gosta de corrida. O piloto inglês será o campeão da temporada. Porque eu gosto do Hamilton? Não, porque a diferença de piloto entre os dois da Mercedes é muito grande.
Não é que o GP da Itália tenha sido monótono. A corrida em Monza é sempre assim. Se não tem dois pilotos com equipamento similar próximos um do outro, não tem briga. O Templo da Velocidade é uma pista fantástica porque é pé embaixo o tempo todo, no entanto, não é Spa, que tem trechos de todos os tipos. Vida longa à Monza! Tenho dito! E não sou candidato a vereador...
O australiano Daniel Ricciardo, o quinto colocado, atrás de Rosberg, Hamilton, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, fez a melhor ultrapassagem na prova deste domingo, sobre o Valtteri Bottas, na freada da primeira chicane. Não foi pela ação da asa aberta, não, pois em Monza esse dispositivo não conta quase nada, porque os carros correm praticamente sem asa traseira.
Na outra ponta do balcão da Red Bull, Max Verstappen participou do GP da Itália remediado, depois do que aprontou nas provas mais recentes. Entretanto, cobra é cobra, se o inimigo der as costas, a serpente ataca. É da sua natureza. O holandês doido atacou o pobre do Sergio Perez onde não devia e assustou o mexicano, que escapou da pista para não bater. Sempre digo: atirar o carro para cima do outro em uma curva torcendo para o outro sair da frente, até eu!
A próxima parada é daqui a duas semanas, em Cingapura. Hamilton, por favor, não erra de novo, tá? A gente agradece!
Não falei do aposentado de chinelas? Ah, o Felipe Massa correu todo o tempo em nono lugar. De pijama.
