



Situado próxima à cidade de mesmo nome, ao norte de Milão, o circuito de Monza, o Templo da Velocidade, foi inaugurado em 1922 e só não foi sede do GP da Itália em 1980, ano em que os ativistas ecológicos impediram a realização da prova na tradicional pista para preservarem as árvores do Parque de Monza, onde está situado o autódromo. Naquele ano, o GP da Itália foi disputado em Ímola, com a vitória de Nelson Piquet, a bordo de uma Brabham.
Nosso amigo e companheiro do Blog Eduardo Parise esteve em Monza em 2012, acompanhado de sua mulher, a autora das fotos deste post, inclusive uma com o Edu "escalando" o antigo circuito oval, atualmente desativado. Mas a lendária pista foi recentemente reformada e faz parte do tour turístico permanente do parque italiano.
O antigo oval era percorrido no sentido horário, ao contrário dos famosos ovais norte-americanos. Teve época em que as corridas de Monza usavam as duas pistas em conjunto. Como isso era possível? A reta de chegada era dupla, com os carros indo e vindo lado a lado para poderem circular pelos dois circuitos e não se chocarem. Em um ponto, a velha pista de concreto passa sobre a atual, um pouco antes da Variante Ascari. Isso dá para ver perfeitamente durante a transmissão do GP da Itália pela TV.
