
Na terra da Rainha, Lewis Hamilton foi soberano em todos os momentos da décima etapa do Mundial de Fórmula-1, partindo da pole position com pista molhada e presença do safety car por seis voltas, até a bandeirada de chegada, sempre acompanhado de perto por mais de 150 mil torcedores.
Com a pista secando rapidamente, os carros foram para colocação de pneus intermediários para, em seguida, os slicks. A chuva em Silverstone começou duas horas antes da largada, quando uma das preliminares, com os Porsche, estava dando partida. Na largada dos carros da F-1, puxados pelo Mercedão do safety car, o sol já começava a aparecer no antigo e remodelado circuito inglês.
Hamilton jamais perdeu a primeira posição na corrida, que manteve sob total controle nas 52 voltas. O companheiro de Mercedes, o alemão Nico Rosberg, teve de batalhar muito para chegar à segunda posição e manter a liderança do campeonato, agora com apenas quatro pontos sobre o inglês.
Rosberg travou uma intensa briga pelo segundo lugar com o holandês Max Verstappen, da Red Bull. O alemão da Mercedes só conseguia a ultrapassagem, depois de 20 voltas, se utilizando dos benefícios da asa aberta no retão do Hangar.
A segunda posição de Rosberg, no entanto, entrou sob investigação porque a Mercedes instruiu pelo rádio como o piloto do carro 6 deveria proceder para driblar um problema com o câmbio. Isso fere o regulamento, pois a equipe não pode passar instruções dos boxes. Na fria interpretação da lei, Rosberg deveria ser punido.
As condições de pista e as variações de molhado para seco provocaram diversas disputas por posição e saídas do traçado, inclusive de Hamilton e Verstappen, a maioria na curva 1, sempre úmida. Felipe Massa, da Williams, foi tirado para a área de escape pelo tetracampeão Sebastian Vettel, da Ferrari, que não teve intenção de fazê-lo. Mas o alemão mesmo assim recebeu uma justa punição de cinco segundos.
Na comemoração da vitória, Hamilton fez uma volta triunfal depois da bandeirada quase toda junto ao público inglês, utilizando as variantes do circuito. Depois, na saída do carro, fugiu do protocolo e foi comemorar no gramado junto a seu fanático público.
Na salinha de reunião pré-pódio dos três primeiros colocados, Hamilton conversou rapidamente com Verstappen e não dirigiu palavra ao seu companheiro. Na festa do champanha, porém, os dois pilotos da Mercedes trocaram banho de bebida entre si, amistosamente, acompanhados do menino holandês, também aplaudido pelos ingleses.
Antes, Rosberg foi vaiado pela torcida quando recebeu a taça de segundo colocado. Entretanto, os torcedores pararam com a manifestação contra o alemão depois que o dirigente da Mercedes presente no pódio pediu educadamente que parassem.
Já tivemos temporada com bem mais chuva nas etapas do que agora. Isso é uma benção para Rosberg. Nas vezes em que a pista esteve molhada, o piloto da Mercedes de número 6 se mostrou uma presa fácil e um corredor comum, assustado, como vimos, por exemplo, no início do GP de Mônaco e neste domingo. Se a maioria das corridas do campeonato fossem disputadas com chuva, a briga entre Hamilton e Rosberg simplesmente não existiria.
Resultado do GP da Inglaterra, Rosberg punido pelos comissários sobre informações técnicas via rádio:
1) L. Hamilton – Mercedes – 1h34min55s831
2) M. Verstappen – Red Bull – a 8s250
3) N. Rosberg – Mercedes – a 16s911, punido em +10s
4) D. Ricciardo – Red Bull – a 26s211
5) K. Raikkonen – Ferrari – a 1min09s743
6) S. Perez – Force India – a 1min16s941
7) N. Hulkenberg – Force India – a 1min17s712
8) C. Sainz Jr. – Toro Rosso – a 1min25s858
9) S. Vettel – Ferrari – a 1min31s654
10) D. Kvyat – Toro Rosso – a 1min32s600
11) F. Massa – Williams – a uma volta
12) J. Button – McLaren – a uma volta
13) F. Alonso – McLaren – a uma volta
14) V. Bottas – Williams – a uma volta
15) F. Nasr – Sauber – a uma volta
16) E. Gutierrez – Haas – a uma volta
17) K. Magnussen – Renault – não completou
18) J. Palmer – Renault – não completou
19) R. Haryanto – Manor – não completou
20) R. Grosjean – Haas – não completou
21) M. Ericsson – Sauber – não completou
22) P. Wehrlein – Manor – não completou
Melhor volta – N. Rosberg – Mercedes – 1min35s548
