Rosberg é pole em Spa, com três feras atrás - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Rosberg é pole em Spa, com três feras atrás

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

Nico Rosberg, da Mercedes, conquistou a pole position do GP da Bélgica, décima terceira etapa do Mundial de Fórmula-1, que será disputada neste domingo, a partir das 9h (nosso horário), com transmissão ao vivo pela Globo. O tricampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, participou apenas do Q1 do treino oficial, pois perderia 55 posições pela troca de componentes do motor e já sairia atrás mesmo. Com isso, o piloto inglês poupou o equipamento para a corrida. Hamilton lidera o campeonato com 19 pontos de vantagem sobre seu companheiro Rosberg.
A primeira posição de Rosberg foi comemorada pela equipe, naturalmente, porém, o desempenho do carro da equipe prateada em Spa-Francorchamps não foi arrasador em comparação ao holandês Max Verstappen, da Red Bull, o segundo do grid, próximo à Mercedes, ao finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, o terceiro, um especialista na pista belga, e ao tetracampeão Sebastian Vettel, da Ferrari, o quarto. O jovem piloto alemão inclusive festejou a conquista de um lugar na segunda fila do grid logo após ter cruzado a linha de chegada em sua derradeira tentativa deste sábado.
Isso tem uma explicação clara: a Ferrari tem um bom carro para o ritmo das 44 voltas da prova deste domingo. Rosberg terá um duro trabalho para segurar a primeira posição na largada, com Verstappen, Raikkonen e Vettel vindo babando para cima. E mais: existe também uma pequena possibilidade de chuva para a hora da corrida.
Seja como for, o GP da Bélgica já tem um ingrediente de emoção a mais com Hamilton largando de trás. A escolha para troca de motor, depois de cinco propulsores utilizados na temporada, foi uma opção do próprio piloto para a etapa de Spa, que tem bons pontos de ultrapassagem. Em uma prova sem incidentes, Hamilton deve completar a décima terceira etapa do ano em uma boa colocação, garantindo a liderança do campeonato, independentemente do que conseguir Rosberg. Na próxima semana, tem o GP da Itália, em Monza, e o rival alemão talvez tenha de passar pelo mesmo procedimento de troca de motor.
Felipe Massa, da Williams, desfilou com suas desculpas habituais nos treinos livres de sexta-feira, reclamando, desta vez, da pressão dos pneus. Esse pelo menos foi o discurso escolhido entre seu rol de explicações para a corrida de Spa. No entanto, o brasileiro fez um bom Q2 neste sábado. Na hora H do Q3, entretanto, errou na sua única volta rápida e encontrou muito tráfego (agora, sou eu ajudando nas desculpas para o Massinha) e ficou longe dos ponteiros.
Felipe Nasr quase passou com sua Sauber melhorada para esta prova à segunda parte do treino oficial. De qualquer forma, mostrou bom trabalho, animando a equipe em seu novo momento, depois que um grupo suíço colocou grana na escuderia, salvando-a da falência.
Vamos então à prova, na volta da F-1 após quase um mês das férias do verão europeu. Vale à pena assistir só pelo fato de ser Spa.



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal