A linha 2016 do Bravo deixa o hatchback ainda mais atraente e robusto. A Fiat tenta se superar sempre
para partir em busca dos rivais. Nisso, falta pouca coisa em alguns detalhes, em muitos, há superação.
O Bravo foi lançado no Brasil em novembro de 2010 como modelo 2011. O hatch esportivo da Fiat, produzido na fábrica de Betim, em Minas Gerais, veio para rivalizar com o Volkswagen Golf, o Ford Focus, o Peugeot 308 e o Hyundai i30.
A versão testada por Dias ao Volante.Carros foi a Sporting, equipada com motor 1.8 de 130 cavalos (G)/132cavalos (E), associado ao câmbio mecânico de cinco marchas. As trocas são precisas, facilitando o desenvolvimento perfeito do propulsor, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. O consumo registrado após 10 dias de testes foi de 11,6 km/l na estrada e de 8,2 km/l na cidade.
O novo Bravo oferece um excelente desempenho e confiabilidade na condução. O veículo tem muita estabilidade e aderência, permitindo uma "pilotagem" mais arrojada, sem perder a segurança.
O acabamento interno é refinado, de bom gosto. Na parte central do painel principal, simula fibra de carbono. Os bancos são revestidos de couro. O ponto negativo é o espaço para os ocupantes de trás, devido ao teto ser mais baixo. No entanto, não é nada alarmante.
O design externo mantém o estilo elegante e esportivo. Em linhas gerais, o Bravo traz o desenho já aprovado pelo Punto. Mas o irmão maior tem o jeito mais robusto e agressivo.
A linha 2016 recebeu um belo e aprovado facelift. A dianteira ganhou um redesenhado conjunto de para-choque e grades, deixando o hatchback mais atraente. A traseira também ganhou para-choque remodelado com novas molduras e refletores na parte inferior da peça. O maior destaque da traseira – e podemos dizer que a Fiat acertou em cheio – está na aplicação de um contorno preto nas lanternas. O jogo de rodas e o teto skydome panorâmico completam o visual da versão Sporting.
Em questão de segurança, traz duplo airbags frontais. O sistema de freio utiliza as tecnologias ABS com EBD.
O Bravo Sporting parte de R$ 71,72 mil.
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.8
Suspensão: dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora, roda independente e traseira com eixo de torção e roda semi-independente. Molas helicoidal.
Freios: quatro discos com dois ventilados, com ABS (Anti-block Braking System) e distribuição eletrônica de frenagem EBD (Eletronic Brake Force Distribuition)