Fiat Doblo Adventure Locker 1.8 16V flex - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fiat Doblo Adventure Locker 1.8 16V flex

O carro da família
26 de junho de 2014 - por Gabriel Dias

O utilitário Doblò da Fiat é perfeito para quem precisa transportar
muita gente e bagagem e também para frotas de táxi.

O Doblò é produzido no Brasil desde 2001, na fábrica de Betim, em Minas Gerais. A Fiat disponibiliza três versões – Attrative, Essence e Adventure – e duas opções de motorização – 1.4 e 1.8 E-torQ, ambos bicombustível. A linha 2014 praticamente não tem concorrentes, com exceção do Doblò Cargo, que encara o Citroën Berlingo, o Peugeot Partner e o Renault Kangoo.
O utilitário da Fiat tornou-se um veículo recomendado para grandes famílias e frotas de táxi, devido ao imenso espaço interno, permitindo até seis ocupantes, no formato 2+3+1, com o último assento rebatido, além de amplo porta-malas de 665 litros.
A versão testada por Dias ao Volante.Carros foi a Adventure, equipada com motor 1.8 16V de 130 cavalos (gasolina) e 132 cavalos (etanol).  Associado ao preciso e eficiente câmbio mecânico de cinco marchas,acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos utilizando o combustível vegetal. É um bom desempenho, considerando a quase tonelada e meia de peso.
O consumo está um pouco acima da expectativa, com 7,2 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, ambos com etanol e sem carga ou lotação de passageiros.
Apesar do grande balanço vindo da suspensão longa, gerando um leve desconforto em ondulações, o carro tem bom equilíbrio e não transmite insegurança em diversos tipos de terreno. Se usasse a  suspensão traseira da picape Strada, o resultado seria mais satisfatório.
O design externo da nova geração do Doblò recebeu poucas alterações. As duas portas laterais deslizantes facilitam o acesso ao banco traseiro.
As principais mudanças ficaram no interior, com o volante mais moderno, novo porta-objetos, quadro de instrumentos mais atraente e novo revestimento nos bancos com a grafia Adventure.
A versão top de linha começa em R$ 68,45 mil.

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, 1.8, 16 válvulas
Potência: 130 cavalos (gasolina) e 132 cavalos (etanol)
Transmissão: mecânico de cinco marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Suspensão: tipo McPherson, na dianteira com barra estabilizadora, rodas independentes e molas helicoidal. Traseira com eixo transversal (beam), roda tipo rígida, molas feixe de lâminas e barra estabilizadora.
Freios: dois discos com dois ventilados, com ABS (Anti-block Braking System), distribuição eletrônica de frenagem EBD (Eletronic Brake Force Distribuition)
Rodas: aro de liga 15, com 5,5 polegadas de largura
Pneus: dianteiros 205x70 e 96
Peso: 1.455 quilos
Porta-malas: 665 litros
Tanque: 60 litros
Dimensões: comprimento 4,47 metros, largura 1,76 metro, altura 1,95 metro, entre-eixos 2,58 metros
Air bag: dois (motorista e passageiro)
Ocupantes: seis
Essa versão a partir de R$ 68,45 mil


DESTAQUES

Estilo
7
Câmbio
9
Acabamento
8Freios
9
Posição de dirigir
8Suspensão
8
Instrumentos

8Consumo

7
Interior
8Estabilidade
8
Porta-malas
10Custo-benefício
8
Desempenho
9Recomendação
8
Motor
9Avaliação Geral
8,26

Curta a página de “Dias ao Volante.Carros” no Facebook, em www.facebook.com/DiasaoVolante.Carros

Sem comentários
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal