Fiat Fiorino 1.4 8V - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fiat Fiorino 1.4 8V

Melhor e mais belo
25 de fevereiro de 2014 - por Gabriel Dias

Novo Fiorino ganha uma bela cara (do Uno) e
todo recurso que um carro comercial necessita

O novo Fiorino é fabricado em Betim (MG) sobre a plataforma do Uno. Com essa cara rejuvenescida e outros recursos, a Fiat pretende se manter na liderança em vendas na categoria. Desde o lançamento, em 1988, derivado do 147, o Fiorino já ultrapassou a marca de 265 mil unidades.Com as novidades, o utilitário vem para agradar não só em questão de design e tecnologia, como também pelo preço, a partir de R$ 39,82 mil.
Tendo dois airbags frontais (motorista e passageiro) e o dispositivo de frenagem ABS (anti-block braking system), traz total segurança.
A dirigibilidade é muito boa e segura. O motorista tem ampla visão, apesar do grande baú, devido aos grandes retrovisores laterais. Por ter vidros nas portas traseiras, o utilitário deveria ter o espelho interno. Com isso, facilitaria mais a visão da parte traseira do veículo. Exemplo: numa ocasião em que estava dirigindo, havia um veículo muito próximo da traseira e não dava para visualizá-lo. Pude perceber essa presença quando acabei trocando de faixa. Fora isso, não podemos reclamar do campo de visão. Muita gente fala sobre a dificuldade de se estacionar e manobrar o Fiorino. Discordo. Além dos retrovisores grandes, o veículo da Fiat vem com os sensores de estacionamento para auxiliar o controle da manobra.
Para suportar toda a carga transportada, total de 3,1 mil litros ou 650 quilos, a suspensão é bem firme, independentemente do peso carregado. O modelo tem a suspensão traseira da picape Strada – eixo rígido, molas parabólicas longitudinais e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
O que dizer do compartimento de bagagem? Além de todo grande baú, o Fiorino tem ainda um espaço sobre os ocupantes, com limitação de 10 quilos. Sem dúvidas, é uma ótima opção para os consumidores, com muito espaço para a carga. Poderia ter mais dois ganchos superiores (para fixar cordas) de cada lateral do baú. Isso melhoraria a fixação de objetos maiores, impedindo que se movam no transporte.
O sistema de direção é hidráulica. Se não deixasse o preço final dos carros mais alto, todos deveriam vir com o dispositivo Dual-Drive (elétrica), tornando-os mais leves e confortáveis para se dirigir.
O novo Fiorino traz o motor 1.4 8V Flex e pode atingir a velocidade máxima de 157 km/h (gasolina). Tem bom desempenho, considerando a categoria, na retomada. Faz de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos. O câmbio, como de costume da Fiat, é muito preciso.
No interior, o acabamento é bem simples, porém, prático, com todos os comandos a mão. O acionamento dos vidros elétricos deveria ser nas portas, facilitando o acesso. A posição do motorista é alta e confortável, compensando a pouca regulagem do banco devido à parede divisória do baú.
Quanto ao ar-condicionado, é algo que agradará a todos Como o espaço na cabine termina logo atrás dos banco, o sistema deixa a temperatura no interior muito baixa. Nos testes, não precisou passar do segundo de quatro estágios do dispositivo.

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, 1.4
Potência:85 (gasolina) e 88 (Etanol) cv a 5.750 rpm
Torque: 12,4 (G) e 12,5 (E) kgfm a 3.500 rpm
Transmissão: manual, tração dianteira
Direção: mecânica com pinhão e cremalheira (OPT Hidráulica)
Suspensão: dianteiro independente McPherson, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora, molas helicoidal e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e na traseira eixo rígido, molas parabólica longitudinal e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Freios: dianteiro a disco com pinça flutuante e traseiro a tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo, com ABS (Anti-block Braking System)
Rodas: aro de aço 14 com pneus 175/70 R14
Peso: 1.015 kg
Porta-malas: 3.100 litros (650 Kg)
Tanque: 58 litros
Dimensões: comprimento 4,3 metros, largura 1,9 metro, altura 1,9 metro, entre-eixos 2,7 metros
Dimensões bagagem: comprimento 1,8 metro, largura 1 metro, altura 1,3 metro
Air bag: dois frontal (motorista passageiro)
Ocupantes: dois
Versão a partir de R$ 39,82 mil


DESTAQUES

Estilo
8
Câmbio
9
Acabamento

6Freios
9
Posição de dirigir
7Suspensão
8
Instrumentos
7Consumo
8
Interior
6Estabilidade
9
Porta-malas
10Custo-benefício
9
Desempenho
8Recomendação
9
Motor
8Avaliação Geral
8,06

Curta a página de “Dias ao Volante.Carros” no Facebook, em www.facebook.com/DiasaoVolante.Carros

Sem comentários
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal