Fiat Punto equipado com a segunda do câmbio automatizado recebeu
pequena maquiagem em 2012, passando a privilegiar a vida dentro da cabine.
Considerado um compacto maior, o Punto ainda carrega o título de o Fiat Mais Bonito do Brasil, apesar da chegada do Bravo, mais robusto nas linhas. O Dias ao Volante. Carros andou com a versão 1.6 equipada com o câmbio automatizado Dualogic Plus, a segunda geração desse tipo de transmissão desenvolvido pela fabricante mineira. Sem a menor sombra de dúvidas, o mundo nesse quesito ficou mais ensolarado. Os indesejáveis socos se limitam à passagem da primeira para a segunda marcha, e nem são tão grandes assim. Na paginação anterior, era recomendado o modo sequencial, com o motorista assumindo a operação da caixa. Agora, não, o prazer pode vir mesmo com o câmbio realmente automatizado.
Além de ter o estilo mais atraente da marca italiana no país, tanto que a parte frontal se estendeu para o novo Palio e o Bravo, o Punto tem personalidade forte. Mesmo com quase uma década de estrada por aqui – recebeu uma reestilização em 2012 –, o carro da Fiat não passa despercebido nas ruas, marcando presença.
No comando do veículo, o condutor experimenta conforto, ótima dirigibilidade, prazer e segurança. Abastecido 100% com etanol, o Punto chega à potência de 117 cavalos, muito boa para um carro com pouco mais de mil quilos. Seria mais entusiasmante se mantivesse o ótimo rendimento encontrado nos níveis médios de rotações por minuto, no entanto, o resultado final no desempenho anima bastante.
O Punto recebeu uma nova maquiagem externa, porém, a vida dentro da cabine foi bem mais beneficiada, tanto para quem está ao volante quanto para os demais três adultos ocupantes, sua capacidade ideal de transporte. O modelo tem acabamento mais cuidado – em materiais e no bom gosto – e com conforto e sofisticação.
A Essence sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica trio elétrico, faróis de neblina e chave canivete com telecomando, e mais os itens obrigatórios pela lei a partir de janeiro deste ano, os freios ABS e o airbag duplo. Como opcionais, caso da versão avaliada, o Punto oferece o sistema de som com rádio, CD-player, MP3 e Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro e teto solar.
Suspensão: dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, traseira tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidais