Pelos detalhes e acabamento, a versão da Strada é a mais bela da família de
picapes compactas da Fiat. Os solavancos no câmbio automatizado sumiram.
Líder em vendas da categoria, a Strada Adventure é a versão mais bela da família da picape compacta. Os detalhes nos acabamentos internos e externos ficaram mais fashion e de bom gosto, com a inovadora e ousada terceira porta, no lado direito.
Dias ao Volante.Carros passou por vários obstáculos para testar a aventureira e, em especial, para verificar o câmbio automatizado Dualogic Plus de cinco velocidades, com opção de trocas sequenciais em borboletas atrás do volante. Os problemas com os solavancos nas mudanças finalmente acabaram. O automatizado passou a ser uma boa opção para se utilizar, ao contrário de antes, quando os condutores procuravam usufruir do sequencial para não ficar no desconforto dos soquinhos.
A picape cabine dupla é equipada com o motor 1.8 16V de 130 cavalos (gasolina) e 132 cavalos (etanol). Tem um ótimo desempenho, fazendo de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, com consumo de 12,4 km/l na estrada e 9,6 km/l na cidade.
No design, o destaque está na dianteira, com duplos faróis de milha, grade cromada e um bonito desenho do para-choque. As portas e laterais têm molduras e estribos com a grafia Adventure.
O interior ganhou acabamento bem cuidado. O foco principal fica para o rádio USB/auxiliar/Bluetooth ligado aos diversos comandos no volante, permitindo ao usuário atender ou fazer ligações pelo viva-voz.
Mesmo sendo pouca coisa mais alta em comparação às outras versões, de 1,58 centímetro para 1,63 centímetro, o veículo continua muito equilibrado, independentemente do terreno – asfalto, areia, molhado e barro. O motorista sente segurança ao percorrer qualquer tipo de chão.
O preço sugerido para o modelo Adventure Dualogic completa, a testada, é de R$ 66,64 mil.
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.8
Combustível: flex, gasolina e etanol
Potência: 130/132 (gasolina/etanol) cavalos a 5.750 rpm
Transmissão: automatizado de 5 velocidades ou sequencial através de borboletas atrás do volante
Direção: hidráulica
Suspensão: dianteira: rodas independentes; traseira: eixo rígido, molas parabólica longitudinal e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. Com ABS (Anti-block Braking System)