Inovação na Strada facilita ingresso ao banco de trás e não afeta
a segurança do lado direito da picape, que desbravou o segmento.
Como sempre, a Fiat é a primeira a inovar nas picapes. Desde 1978, quando criou o segmento, derivado do 147, a marca nunca parou de desenvolver, lançando a cabine estendida, a dupla e, agora, ousando com a terceira porta, do lado direito. A Strada já emplaca 13 anos na liderança entre as picapes compactas.
O design recebeu importantes mudanças, principalmente na traseira. A caçamba está oito centímetros mais alta, ficando esteticamente esguia, além de ganhar maior volume para carga. A terceira porta deu mais elegância para o veículo e facilitando o acesso para o banco traseiro.
Ainda com relação à porta extra, entrei em contato com a Fiat para confirmar os procedimentos adotados para garantir a segurança, pois o veículo não tem coluna B, e o cinto de segurança dianteiro direito é fixado na porta traseira. Segundo a engenharia da marca – a porta substitui a coluna B em impacto lateral, com performance estrutural alinhada ao padrão de segurança europeu ECE 95. Sobre o cinto, os pontos de fixação são equivalentes a de um carro com coluna B, todo dimensionamento levando em conta o “packaging”, confirmado em provas de impacto frontal ECE 94, lateral ECE 95 e posterior ECE 34. Nossa equipe agradece a Daniel Simonetti, da comunicação corporativa da Fiat do Brasil.
O interior da cabine dupla é bem confortável para quatro ocupantes. Em especial, para o motorista, ficando perfeitamente posicionado para a condução. Com acabamento de plástico e prático, mantém o padrão Fiat. O painel de instrumentos é simples, contendo conta-giros e ótimo volante, com boa empunhadura.
Dias ao Volante.Carros percorreu em torno de 700 quilômetros para analisar o desempenho em diversas situações. O carro é muito equilibrado e seguro, com ou sem carga – até 580 litros. A suspensão traseira – com eixo rígido, molas parabólicas longitudinais e amortecedores hidráulicos e telescópicos de duplo efeito – deixa a Strada firme em qualquer terreno.
Equipada com motor 1.4 8V e em conjunto com a transmissão mecânica de cinco marchas, a picape chega a 85 cavalos e pode atingir 164 km/h – com aceleração de 0 a 100 km/k em 13 segundos. A Strada agradou, também, em relação à economia, fazendo 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, abastecida apenas com gasolina.
A versão Working três portas parte de R$ 44,64 mil.
FICHA TÉCNICA
Motor:dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, 1.4
Combustível:flex, gasolina e etanol
Potência:85/86 (gasolina/etanol) cavalos a 5.750 rpm
Transmissão:mecânica de 5 velocidades
Direção:hidráulica
Suspensão:dianteira: rodas independentes; traseira: eixo rígido, molas parabólica longitudinal e amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Freios:discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. Com ABS (Anti-block Braking System)