Produzida no Brasil a partir do ano passado, versão hatch do New Fiesta esbanja
tecnologia, beleza, conforto e segurança, atraindo olhares por onde passa.
A Ford do Brasil teve no ano passado uma das principais decisões entre as fabricantes instaladas no país: trazer para cá a produção do vitorioso New Fiesta na versão hatch, antes montado no México. Para poder fazer um carro tão moderno, a Ford teve de investir mais de R$ 800 milhões na sua planta de São Bernardo do Campo (SP). Outros R$ 500 milhões foram aportados na unidade de Taubaté, para desenvolvimento dos novos motores Sigma.
Para a avaliar a versão SE 1.6 equipada com câmbio mecânico, o Dias ao Volante.Carros andou quase três mil quilômetros, nas mais variadas condições de tempo e de terreno. Mesmo estando na estrada a mais de um ano, o modelo brasileiro do New Fiesta sedã, com a bela grade ao estilo Aston Martin – também adota no Fusion, EcoSport e sedã do New Fiesta, ainda feita no México –, esse carro continua puxando as atenções por onde passa. É um dos veículos mais bonitos do mercado brasileiro. Se não for, o mais.
Abastecido 100% com etanol, o novo motor Sigma 1.6 pode gerar 130 cavalos de potência (125 cavalos com gasolina). Tem uma aceleração encorpada e vigorosa, associada ao ótimo câmbio manual, de engates macios e precisos. De tão facilitada a sua vida, o motorista não sente saudade da transmissão automática.
Com controles de tração e estabilidade, ao lado da eficiência do sistema de freios ABS, o New Fiesta brasileiro desfila com segurança, não pregando sustos em terrenos irregulares nem em curvas com velocidade mais acentuada. O carro da Ford passa com louvor em todos os itens, inclusive no quesito de coeficiência aerodinâmica. Uma das características do design – é importante para atrair o comprador e também para ter um melhor rendimento contra a parede de ar – é a frente em forma de seta. Visto de cima, o compacto da Ford tem o conjunto de faróis e grade saltados em relação ao resto do carro, em uma postura igualmente agressiva.
A versão tem ainda um destaque considerado importantíssimo pela reportagem em se tratando de uma cidade com tantas subidas como Porto Alegre: o assistente de partida em rampa. Na prática, o dispositivo dá sossego ao motorista em ladeiras íngremes. Mesmo tendo câmbio mecânico, no momento de recolocar o carro em movimento para cima, o condutor tem cerca de cinco segundos sem o carro voltar de traseira na subida. É, ao mesmo tempo, um conforto para o motorista e uma segurança própria e para os outros carros.
No interior, a Ford esbanjou conforto, ótimo acabamento e beleza. Olhando para o painel futurista, todos a bordo têm certeza de estar na cabine de um carro diferenciado. O New Fiesta, entre outros dispositivos, conta com o sistema de entretenimento Sync e o Bluetooth.
Suspensão: dianteira tipo McPherson, com barra estabilizadora, roda tipo independente e mola helicoidais; traseira tipo eixo de torção, roda semi-independente e molas helicoidais