03 de junho de 2016 - por Gabriel Dias e Daniel Dias
A linha 2016 do HB20S traz novo desenho do para-choque dianteiro e, principalmente, na grade. A marca sul-coreana vem agradando a seus consumidores. Isso explica o motivo de ter um modelo, o hatch, em segundo no ranking dos mais vendidos do Brasil.
O HB20S foi lançado no Brasil no dia 18 de abril de 2013 e recebeu facelift agora, neste ano. O modelo, produzido em Piracicaba (SP), é oferecido em três versões bicombustível – Comfort Plus, Comfort Style e Premium – e têm à disposição configurações de motorização e câmbio – 1.0 12V mecânico, 1.6 16V mecânico e automático e na versão top de linha sempre acompanhado da transmissão automática.
O sedã compacto da fabricante sul-coreana vem para rivalizar com os Chevrolet Prisma e Cobalt, o Fiat Grand Siena, o Ford New Fiesta sedã, o Honda City, o Renault Logan, o Toyota Etios sedã e o VW Voyage.
Dias ao Volante.Carros testou a versão Comfort Plus equipada com motor 1.6 16 válvulas de 122 cavalos a gasolina e 128 cavalos a etanol, associado ao câmbio automático – ficando como opção as trocas sequenciais de seis marchas na própria alavanca de câmbio.
O câmbio é muito bom, formando um conjunto – propulsor/transmissão – eficiente. Nos testes, os 128 cavalos desenvolveram de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos na opção automática. A velocidade máxima, segundo a montadora, é de 190 km/h. A relação peso/potência ajuda para proporcionar esse bom desempenho, pois o veículo tem apenas 1,10 mil quilos. Porém, o consumo é um pouco elevando. Foram registrados 9,9 km/l na estrada e 8,6 km/l na cidade, sempre abastecido com etanol. Não pudemos fazer uma melhor avaliação no consumo por termos ficado apenas um dia com o carro, oferecido pelo proprietário.
O HB20S apresentou estabilidade e equilíbrio em velocidade de cruzeiro. No entanto, ao ser exigido com mais profundidade, passou um pouco de insegurança na condução, como se o veículo estivesse flutuando. A suspensão é macia até mesmo quando exigida em paralelepípedos e chão batido. Muito bem calibrada.
O novo design da dianteira proposto pela Hyundai Brasil foi acertado em cheio, trazendo esportividade e luxo para o seu visual. O para-choque dianteiro foi redesenhado, unindo as grades e recebendo detalhes cromados. Com isso, tirou aquele formato de sorriso quando tinha aquela linha horizontal no meio da grade, além de ter criado uma grade inferior e remodelado as molduras dos faroletes. O restante do veículo não ganhou modificações, apenas uma leve mudança do para-choque traseiro, mas nada expressivo. A Hyundai Brasil está mostrando o porquê teve o terceiro carro mais vendido do ano passado e, atualmente, o segundo, no caso, a versão hatch.
O acabamento interno praticamente não teve alteração. Percebemos novo formato na alavanca do câmbio e no sistema de som. Entretanto, desde seu lançamento, já trazia uma proposta simples mas atraente e de boa qualidade.
O motorista fica em uma posição confortável para a condução devido à disponibilidade do ajuste de altura e do apoio de braço. Os comandos do atendimento do celular ligado e do sistema de som ficam no volante. O porta-malas do HB20 sedã perde em capacidade para os concorrentes, com 450 litros.
O HB20S parte de R$ 47,77 mil. A versão avaliada custa R$ 58,42 mil.
FICHA TÉCNICA
Motor:dianteiro, 1.6, 16 válvulas
Potência:122 cavalos (gasolina) e 128 cavalos (etanol)
Transmissão:automática com modo sequencial de 6 marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Suspensão: tipo McPherson, na dianteira com barra estabilizadora e roda independente; traseira com eixo torção e roda semi-independente. Molas helicoidais.
Freios: dois a disco com dois ventilados. Sistema ABS (Anti-block Braking System) e distribuição eletrônica de frenagem EBD (Eletronic Brake Force Distribuition)