Remodelado, Clio nacional nada tem a ver com o irmão europeu. No entanto,
carro daqui sublinhou seus pontos positivos e agrada, para um veículo 1.0.
Para se fazer uma avaliação justa do “remodelado” Clio, é importante considerar dois pontos importantes: a versão nacional do compacto nada tem a ver com o moderno veículo europeu e o carro tem motor 1.0. Portanto, a nota no quesito design cai, pois o pequeno veículo da Renault recebeu apenas uma maquiagem nova. Na estrutura geral, permaneceu o mesmo. Além disso, ninguém pode esperar um desempenho expressivo. Então, é necessário analisar a potência em comparação com motores do mesmo naipe.
O Clio brasileiro tem suas qualidades, como o bom espaço interno, câmbio calibrado, com engates precisos e suaves (características dos carros da Renault), força adequada para seus poucos 912 quilos e muito conforto. Abastecido 100% com etanol, pode chegar a 80 cavalos.
A versão avaliada tinha outras vantagens, pois era equipada com todos os opcionais ao alcance do consumidor, em especial a direção hidráulica e o ar-condicionado. Com o primeiro item, o Clio torna-se ótimo de curva e de dirigibilidade no conturbado trânsito das grandes cidade. Isso por que é ágil, pequeno e tem uma agradável posição de dirigir. No segundo, dá conforto aos ocupantes, dentro de uma cabine bem envidraçada. Nesse ponto, como manteve a configuração do “antigo” modelo, a coluna C , a de trás, larga, só aumenta a dor de cabeça nos chamados pontos cegos.
Enquanto a Renault não decidir trazer a realmente nova versão do Clio, a da Europa, o brasileiro continua chupando o dedo. No entanto, não é tão grave assim. Se o compacto daqui não tem mais apelo no design, permanece sendo uma boa escolha para quem não tem muito para desembolsar, com um custo-benefício para lá de favorável.
Suspensão:dianteira, tipo McPherson, triângulos inferiores e amortecedores hidráulicos telescópios com molas helicoidais, traseira, rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópios verticais com barra estabilizadoras