Lançada no ano passado, a nova geração do sedã compacto da Renault afastou de vez
a marca de patinho feio, recebida pelos consumidores desde seu lançamento, em 2007.
Desde seu lançamento, em 2007, o Logan logo ganhou três marcas: caiu imediatamente no gosto do brasileiro, foi carimbado como destaque em porta-malas e foi taxado de patinho feio. A última foi totalmente afastada no ano passado, quando a Renault apresentou um modelo bonito e bem acabado. Em relação à versão antiga, ficou apenas o nome e o impressionante compartimento de carga, e continuou conquistando os consumidores.
A própria montadora francesa admitiu que o modelo anterior era para lá de feio na campanha publicitária na TV, na qual um manobrista de estacionamento dá como perdido um novo Logan por não reconhecê-lo no pátio do estabelecimento.
O Dias ao Volante.Carros testou a versão top de linha, a Dynamique equipada com motor 1.6 8VHi-Power, com potência de 106 cavalos abastecida 100% com etanol e 98 cavalos a gasolina. O conjunto mecânico é completado pelo ótimo câmbio manual, com trocas de marchas precisas e suaves, uma marca da Renault no Brasil. No porta-malas, os mesmos 510 litros.
Com o novo Logan, veio também o Media NAV 1.2, uma evolução do sistema lançado em 2012, com telatouchscreen de sete polegadas integrada ao painel com as funções do GPS, Bluetooth e rádio. Internamente, permaneceu o conforto para o motorista e mais quatro passageiros e a tranquilidade em termos de espaço. Embora a área envidraçada tenha diminuído um pouco, o sedã compacto da Renault manteve a boa visualização do exterior.
É sempre agradável ver a modernização de um modelo de sucesso. Por ser tão diferente da versão antiga, a fabricante até poderia ter escolhido um novo nome para seu carro. No entanto, consideramos interessante o fato de a montadora ter decidido por prestigiar a nomenclatura. Com a completa reestilização, o Logan tem agora um bom e extenso caminho pela frente. O modelo foi presenteado com uma senhora sobrevida.
FICHA TÉCNICA
Motor:dianteiro 1.6, quatro cilindros, 8 válvulas
Combustível:flex
Potência:106 cavalos a etanol e 98 cavalos a gasolina
Câmbio:mecânico, com cinco marchas
Direção:hidráulica
Tração:dianteira
Pneus:175/70 R14
Freios:disco ventilado na dianteira e tambor na traseira com ABS e EBD
Comprimento:4,34 metros
Largura:1,73 metro
Altura:1,52 metro
Entre-eixos:2,63 metros
Peso:1,07 mil quilos
Porta-malas:510 litros
Tanque de combustível:50 litros
Desempenho:0 a 100 km/h em 11,6 segundos com etanol