Dois comportamentos distintos - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Dois comportamentos distintos

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

O GP de Mônaco serviu, entre outras coisas, para colocar as melancias no lugar dentro da equipe Mercedes. Enquanto Lewis Hamilton correu para vencer, seu único inimigo na luta pelo título, o companheiro Nico Rosberg, não correu nem pelo campeonato. A subserviência do piloto do carro 6 chega a incomodar até as pessoas de fora da equipe alemã.
Antes de o comando da Mercedes ordenar que o Nico abrisse passagem para o Lewis em Monte Carlo, pediu para que o ainda líder do campeonato aumentasse seu ritmo de corrida. Até então, o alemão se arrastava na pista molhada do Principado, à frente do inglês, e o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, se mandava na liderança.
Primeiro, Nico não conseguiu aumentar seu ritmo, mesmo o seu carro não acusando nenhum problema aparente. Segundo, Rosberg não contestou a ordem da equipe e abriu a porta para Hamilton imediatamente. Apesar de o gesto ter sido de um gentleman (reconhecido e já agradecido pelo companheiro), não é a atitude de um campeão.
É claro que não se espera a patifaria aprontada pelo mesmo Rosberg na classificação de Mônaco em 2014, na qual forçou um erro para vir a bandeira amarela e acabar com as chances de Hamilton buscar a pole position. Naquela atura, a pole estava nas mãos do alemão.
Não, não queremos isso. Mas é brabo, por mais que torcemos para Lewis Hamilton nesta briga entre os pilotos da Mercedes, não dá para ver uma atitude tão covarde como a de Nico. Nunca é de mais lembrar que uma situação parecida como a apresentada em Mônaco no último domingo ocorreu no GP da Hungria de 2014. E Hamilton não deu nem pelota pra equipe.
Na F-1, se você quer ser campeão, não pode ser ingênuo nem santo. Não pode ser um bandido, mas também não pode ser bonzinho em uma situação assim. Já nos mostraram Ayrton Senna e Alain Prost...
Ah, nesta foto aí de cima, depois do GP de Mônaco, o pavão bigodudo CEO da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, posa com Hamilton e Rosberg. Normalmente, o inglês não participa deste tipo de foto quando perde uma corrida para o alemão.



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal