
Sonhando com um piloto italiano a bordo dos carros vermelhos, a Ferrari tentou transformar Valentino Rossi em corredor de quatro rodas na época do domínio de Michael Schumacher na escuderia de Enzo. Não deu certo. Só existe um homem que conseguiu ser campeão mundial nas Motos e na Fórmula-1, o inglês John Surtees, heptacampeão nas categorias de duas rodas e campeão da F-1, com a Ferrari, em 1964.
Hoje com 81 anos, o Sir John Surtees é uma lenda do automobilismo. Poucos conseguiram fazer o que esse homem fez nas pistas. O inglês de Surrey deixou a Ferrari durante a temporada de 1966, reclamando da pressão sofrida em Maranello. Não importa, já tinha escrito seu nome no Olimpo das pistas.
No início dos anos 70, John montou sua própria equipe, a Surtees, que teve razoável sucesso e revelou para o mundo o brasileiro José Carlos Pace, o Moco, nome oficial do circuito de Interlagos.
Após a saída de Pace para a Brabham, e envolta em dívidas e falta de patrocínios, a Surtees fechou as portas, em 1978. O infortúnio para o velho campeão de dois mundos pelo fechamento da equipe seria pouco para o que viria muitos anos depois, em 2009. Em uma prova de F-2, no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra, John perderia seu filho, de apenas 18 anos, vitimado por uma roda que se soltou de outro carro. A roda se chocou contra a cabeça de Henry Surtees, matando-o na hora.
