GP do Brasil ameaçado - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

GP do Brasil ameaçado

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

Com uma dívida de mais de R$ 100 milhões, o GP do Brasil pode ficar fora do próximo ano da Fórmula-1, embora esteja presente no calendário provisório divulgado pela FIA. Sem ajuda de verba federal, a corrida de Interlagos não fecha a conta despesa/entrada de caixa desde o ano passado. Está no vermelho, portanto. O mesmo já aconteceu com a prova promovida em Nürburgring, que até esta temporada se revezava com Hockenheim como sede do GP da Alemanha. Bernie Ecclestone não perdoou, e a corrida de Nürburgring foi alijada do calendário.
Ao contrário, todas as provas realizadas nos novos circuitos – Malásia, China, Bahrein, Cingapura, Abu Dhabi e Rússia – são financiadas pelo governo local ou por bilionários xeques do petróleo ou ainda pela vaidade astronômica de Putin, caso da Rússia. Até o GP dos EUA, no novíssimo Circuito das Américas, está ameaçado. Já para 2016, a verba vinda do governo texano foi cortada pela metade. Os organizadores norte-americanos confirmaram que, se a conta não fechar, poderão deixar de promover a etapa, embora isso vá na contramão da recente história com a entrada da equipe ianque Haas no próximo ano.
Spa-Francorchamps, Silverstone, Montreal, Melbourne e Espanha tiveram de se renovar para poderem ficar no calendário. Monza sofreu risco de ser retirada, mas a pressão de todo o mundo automobilístico, em especial da italiana Ferrari, garantiu a sobrevivência do Templo da Velocidade. Com tradição e sem problema de caixa, Monte Carlo é eterno. A paixão mostrada pelo povo mexicano também sustentará a corrida no México. Zeltweg, na Áustria, é de propriedade da Red Bull e voltou ao calendário recentemente.
Resta o Brasil e Interlagos. Alguém pagará a conta?



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal