Bottas entra para o grupo dos poles - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Bottas entra para o grupo dos poles

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

A classificação mostrou o que eu já tinha percebido desde a primeira corrida: os treinos livres não valem de nada para se ter um panorama exato de como estão os carros. O que vale mesmo é o treino oficial. As longas e monótonas sessões  livres contam exclusivamente para o acerto dos carros e para o trabalho dos engenheiros, que ainda estão tentando descobrir os segredos das máquinas deste ano, totalmente novas e ainda não inteiramente conhecidas até por eles.
Dito isto, saudamos a chegada de Valtteri Bottas ao time dos poles position. O novo piloto da Mercedes brilhou na hora da verdade e colocou uma enorme pressão sobre o companheiro Lewis Hamilton, que errou na metade da sua última tentativa no Q3 e não conseguiu superar nem o seu melhor tempo. Sebastian Vettel tentou de tudo nas suas duas voltas rápidas mas teve de se contentar com a terceira posição, quase meio segundo atrás do pole Valtteri. O tetracampeão disse depois do treino que tentou inventar algo novo na sua última tentativa para ver o que poderia conseguir, "mas não fui feliz". De qualquer jeito, o primeiro piloto da Ferrari acredita em uma melhora na prova, pois confia no rendimento constante do carro em ritmo de corrida.
Bottas estava radiante com o feito alcançado, o de superar o companheiro tricampeão e há cinco anos na equipe já na terceira etapa do campeonato:
- Temos um grande carro para o período da noite, que é o que vale aqui, pois correremos nestas condições. Estou feliz, claro, mas a corrida será outra história.
Hamilton felicitou Bottas logo após a pesagem obrigatória dos pilotos, dando um forte abraço pelas costas do finlandês. Depois, cumprimentou o companheiro novamente na entrevista dos três primeiros:
- Antes de qualquer coisa, quero dar os parabéns ao Valtteri. Ele já está totalmente ambientado com a equipe e está mostrando que é um ótimo piloto e um grande companheiro. Em segundo, quero cumprimentar a equipe pelo carro fantástico.
Pressionado pelo presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, por resultados melhores, Kimi Raikkonen decepcionou de novo, inclusive perdendo a quarta posição no grid para Daniel Ricciardo. O australiano da Red Bull só apareceu no fim de semana no Bahrein justamente na terceira parte da classificação. E muito bem.
Max Verstappen foi o mais rápido do terceiro treino livre, duas horas antes da classificação, com um tempo em torno de 4 segundos mais lento do que o da pole - provando que as marcas destas sessões de nada valem -, e terminou o Q3 apenas em sexto, à frente de Nico Hulkenberg, da Renault, e de Felipe Massa, da Williams. Na sua primeira corrida no ano, Pascal Wehrlein foi fantástico ao levar a Sauber para o Q2 e dar um banho no companheiro Marcus Ericsson.

1) V. Bottas – Mercedes – 1min28s769
2) L. Hamilton – Mercedes – 1min28s792
3) S. Vettel – Ferrari – 1min29s247
4) D. Ricciardo – Red Bull – 1min29s545
5) K. Raikkonen – Ferrari – 1min29s567
6) M. Verstappen – Red Bull – 1min29s687
7) N. Hulkenberg – Renault – 1min29s842
8) F. Massa – Williams – 1min30s074
9) R. Grosjean – Haas – 1min30s763
10) J. Palmer – Renault – 1min31s074

11) D. Kvyat – Toro Rosso
12) L. Stroll – Williams
13) P. Wehrlein – Sauber
14) E. Ocon – Force India
15) F. Alonso – McLaren

16) C. Sainz Jr – Toro Rosso
17) S. Vandoorne – McLaren
18) S. Perez – Force India
19) M. Ericsson – Sauber
20) K. Magnussen – Haas



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal