A primeira vitória de Bottas - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A primeira vitória de Bottas

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·


Valtteri Bottas decidiu tudo na largada do GP da Rússia, disputado neste domingo, em Sochi, e venceu pela primeira vez na Fórmula-1. O finlandês da Mercedes colocou o carro entre as duas Ferrari e foi embora na segunda curva. Depois, liderou quase toda a prova, parou primeiro para trocar pneus e voltou ao primeiro lugar após o pit stop de Sebastian Vettel, da Ferrari, o pole position da quarta etapa do Mundial. Kimi Raikkonen, também da Ferrari, completou o pódio em Sochi. Lewis Hamilton, da Mercedes, não se encontrou em nenhum momento no fim de semana e terminou a prova melancolicamente na quarta posição, muito longe do pelotão vencedor.
No terço final da corrida, Vettel partiu para cima de Bottas, mas não o suficiente para brigar pela primeira posição. Na abertura da penúltima volta, o piloto da Ferrari reclamou de Felipe Massa, da Williams, porque o brasileiro, nono lugar após ter sofrido com um pneu furado na corrida, não ter facilitado a ultrapassagem, o que impediu a tentativa final do alemão em atacar o finlandês na última volta.
De qualquer maneira, Vettel saiu também como vencedor na Rússia, pois abriu mais na liderança do campeonato, agora com 13 pontos sobre Hamilton. Bottas mostrou firmeza no GP da Rússia e mereceu ter chegado em primeiro. Durante o ataque de Vettel, que engolia a desvantagem para a Mercedes no final, Bottas pediu para a equipe que não falasse com ele pelo rádio, para não perder a concentração. A equipe atendeu e viu seu segundo piloto cruzar a linha de chegada com uma diferença de pouco menos de um segundo sobre Vettel.
Toto Wolff e Niki Lauda, os dirigentes da Mercedes, sorriram aliviados com a vitória em Sochi. Mas a Ferrari deixa o circuito russo em direção à primeira etapa da fase europeia, daqui a duas semanas, em Barcelona, com um carro mais bem preparado para a guerra da temporada. Pela primeira vez no ano, a equipe italiana tirou a rival da primeira fila do grid. A escuderia italiana só foi vencida pela audaciosa largada de Bottas.
Brabo mesmo foi ter de aguentar o célebre narrador da Globo tentando colocar Massa como protagonista do GP da Rússia depois da bandeirada, afirmando que o brasileiro era um dos responsáveis pela vitória de Bottas ”por ter ensinado o caminho das pedras para seu ex-companheiro de Williams”. Tá bom, Galvão!

1) V. Bottas – Mercedes – 1h28min08s743
2) S. Vettel – Ferrari – a 0s617
3) K. Raikkonen – Ferrari – a 11s

4) L. Hamilton – Mercedes – a 36s320
5) M. Vertappen – Red Bull – a 1min00s416
6) S. Perez – Force India – a 1min26s788
7) E. Ocon – Force India – a 1min35s004
8) N. Hulkenberg – Renault – a 1min36s188
9) F. Massa – Williams – a uma volta
10) C. Sainz Jr – Toro Rosso – a uma volta

11) K. Stroll – Williams – a uma volta
12) D. Kvyat – Toro Rosso – a uma volta
13) K. Magnussen – Haas – a uma volta
14) S. Vandoorne – McLaren – a uma volta
15) M. Ericsson – Sauber – a uma volta
16) P. Wehrlein – Sauber – a uma volta

17) D. Riccardo – Red Bull – não completou
18) J. Palmer – Renault – não completou
19) R. Grosjean – Haas – não completou
20) F. Alonso – McLaren – não completou

Volta mais rápida – K. Raikkonen – Ferrari – 1min36s844



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal