
O francês Jean Alesi criticou a possível volta de Felipe Massa à Fórmula-1. Como eu disse aqui, não seria uma volta do brasileiro, porque ele não deixou de correr um GP sequer desde o encerramento da temporada do ano passado.
Pois bem! Quem é o Alesi para dar opinião sobre qualquer coisa da F-1? Este francês, de 52 anos e 201 GPs disputados, conquistou uma, isso mesmo, uma mísera vitória na F-1. De início muito promissor, assustando inclusive o Ayrton Senna e a poderosa McLaren na primeira prova de 1990, com uma Tyrrell já quase falida, Alesi logo foi contratado pela Ferrari, em 91, para formar dupla com o compatriota Alain Prost. No final de 90, três equipes afirmavam que o cara tinha assinado contrato para o ano seguinte: a própria Tyrrell, Williams e Ferrari.
No entanto, apontado como provável futuro campeão, Alesi derrapou feio na carreira, se mostrando um piloto comum, bem longe daquele ousado novato arrojado do GP dos EUA nas ruas de Phoenix contra o Senna.
Ah, o Alesi terminou em segundo no GP dos EUA de 90. A única vitória do sujeito foi conseguida no Canadá, em 95, pela Ferrari.