
Meu amigo de longa data Gil de Ferran, 50 anos, é o novo diretor esportivo da McLaren na Fórmula-1. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela equipe inglesa às vésperas do GP da Inglaterra, que será disputado no próximo domingo. A confirmação de Gil veio junto com a demissão do francês Eric Boullier, 44 anos, antigo dono do cargo e que fracassou completamente neste ano, ao não resolver os problemas crônicos do carro.
Gil de Ferran foi um dos maiores pilotos brasileiros no Exterior, tendo sido bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis. Ele só não fez carreira na F-1 por puro azar. Na semana em que ía fazer testes na Williams, nos anos 80, choveu o tempo inteiro em Silverstone. Não fechando outras datas para novos testes, Gil foi se aventurar na Indy, na qual fez um trabalho brilhante, desenvolvendo sozinho os motores Honda para a categoria norte-americana.
No ano passado, Gil fez a preparação de Fernando Alonso para as 500 Milhas (foto). Na oportunidade, o brasileiro e o espanhol estreitaram uma grande amizade e um sincronismo fantástico entre dirigente e piloto. A parceria volta a ser feita agora na McLaren. Já em Silverstone, Alonso saudou a contratação de Gil.