Verstappen vence no Canadá - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Verstappen vence no Canadá

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·



Segunda equipe mais tradicional da Fórmula-1, a McLaren cometeu um erro de principiante no GP do Canadá, disputado em Montreal neste domingo. Na primeira parte da corrida, com a pista ainda molhada, o norte-americano Logan Sargeant, da Williams, bateu no guard-rail e provocou a entrada do safety car. Naquele momento, o inglês Lando Norris, da McLaren, liderava a prova tranquilamente, com mais de dez segundos de vantagem sobre o holandês Max Verstappen, o inglês George Russell, da Mercedes e pole position da corrida, e o australiano Oscar Piastri, da McLaren. Com a entrada do safety car, a McLaren não chamou Norris para colocar pneus intermediários (para pista molhada) novos, enquanto seus três mais próximos perseguidores entraram para a troca.
A transmissão da TV para o Brasil alegou que a McLaren não quis prejudicar a parada de Piastri, o que é uma grande bobagem. Por três motivos principais: primeiro, porque teria tempo suficiente para fazer o trabalho no carro de Norris e depois no do Piastri, sem prejudicar a corrida do australiano. Segundo, porque Norris era o líder da prova, e para o líder deve-se dar toda a preferência. E o terceiro motivo está ligado aos outros dois: mesmo se tivesse de atrapalhar a corrida de Piastri, a McLaren deveria ter protegido o líder da prova. Erro feito, a McLaren chamou Norris para a troca duas voltas depois, já sob ritmo do safety car. Com isso, Norris voltou para a pista atrás de Verstappen e Russell. Se tivesse ficado à frente de Verstappen, Norris dificilmente teria perdido a corrida, pois a Red Bull do bicampeão não estava em Montreal com a superioridade técnica mostrada nas provas do início da temporada.
Não tendo nada a ver com a presepada da McLaren, Verstappen se viu em primeiro e não perdeu mais a oportunidade que lhe caiu no colo para chegar a sua sexagésima vitória na F-1, abrindo também muito na liderança do campeonato, pois o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, não pontuou. O vencedor da etapa anterior, em Mônaco, foi mal no treino de classificação no sábado – a exemplo de toda a equipe Ferrari no GP do Canadá – e pior ainda na corrida. Sem ritmo, no pelotão intermediário e com motor falhando, Leclerc ainda colocou pneus slicks com a pista encharcada, retornou para os boxes para reparar o erro, andou mais algumas voltas em último e resolveu se despedir de vez da prova. Seu companheiro, o espanhol Carlos Sainz Jr., também ficou metido no pelotão intermediário, se enroscou com outros carros, até sair da pista, retornando de ré e batendo no tailandês Alexander Albon, da Williams, que ficou por ali mesmo.
Com nova entrada do safety car, faltando menos de 20 voltas para o final, as Mercedes de Russell e do heptacampeão Lewis Hamilton tentaram uma última cartada. Os dois carros colocaram jogos de pneus novos para tentar galgarem posições até a bandeirada. Conseguiram em parte, pois os dois superaram Piastri e fizeram uma boa disputa pelo último lugar no pódio. Hamilton conseguiu ultrapassar o companheiro Russell, que recuperou a posição em seguida. Aí, veio uma pergunta: por que Hamilton e Russell não colocaram os pneus vermelhos (os mais macios e mais rápidos) para tentar superar também Verstappen e Norris? Porque a equipe alemã simplesmente não tinha mais pneus vermelhos novos.

Resultados:
1 Verstappen (HOL), Red Bull, 70 voltas
2 Norris (ING), McLaren, a 3:879
3 Russell (ING), Mercedes, a 4:317

4 Hamilton (ING), Mercedes, a 4:915
5 Piastri (AUS), McLaren, a 10:199
6 Alonso (ESP), Aston Martin, a 17:510
7 Stroll (CAN), Aston Martin, a 23:625
8 Ricciardo (AUS), RB, a 28:772
9 Gasly (FRA), Alpine, a 30:021
10 Ocon (FRA), Alpine, a 30:313

11 Hulkenberg (ALE), Haas, 30:824
12 Magnussen (DIN), Haas, a 31:253
13 Bottas (FIN), Stake-Sauber, a 20:487
14 Tsunoda (JAP), RB, a 52:694
15 Zhou (CHI), Stake-Sauber, a uma volta

16 Sainz Jr. (ESP), Ferrari, abandonou
17 Albon (TAI), Williams, abandonou
18 Perez (MEX), Red Bull, abandonou
19 Leclerc (MON), Ferrari, abandonou
20 Sargeant (EUA), Williams, abandonou

Volta mais rápida: Hamilton


Pilotos
1 Verstappen, Red Bull, 194 pontos
2 Leclerc, Ferrari, 138 pontos
3 Norris, McLaren, 131 pontos
4 Sainz Jr., Ferrari 108 pontos
5 Perez, Red Bull, 107 pontos
6 Piastri, McLaren, 81 pontos
7 Russell, Mercedes, 69 pontos
7 Hamilton, Mercedes, 55 pontos
9 Alonso, Aston Martin, 41 pontos
10 Tsunoda, RB, 19 pontos
11 Stroll, Aston Martin, 17 pontos
12 Bearman, Ferrari, 6 pontos

Equipes
1 Red Bull, 301 pontos
2 Ferrari, 252 pontos
3 McLaren, 212 pontos
4 Mercedes, 124 pontos
5 Aston Martin, 58 pontos

Próxima etapa: GP da Espanha, dia 23 de junho



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal