Vettel vence no Bahrein - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Vettel vence no Bahrein

Dias ao Volante
Publicado por em f-1 ·


No meio do churrasco para nós gaúchos, Sebastian Vettel se desmanchou em elogios para o carro da Ferrari e desejou feliz Páscoa para o mundo inteiro via rádio. Instantes antes, o tetracampeão cruzava a linha de chegada em primeiro no GP do Bahrein, neste domingo, terceira etapa do Mundial de Fórmula-1 e segunda vitória do ainda piá alemão na temporada. Com isto, Vettel lidera o campeonato, sete pontos de vantagem para Lewis Hamilton, da Mercedes, o segundo colocado neste domingo, seguido pelo companheiro Valtteri Bottas, pole position da prova mas que foi obrigado duas vezes a abrir passagem para o primeiro piloto da equipe se recuperar na corrida.
Recuperação esta necessária depois que Hamilton recebeu uma punição de 5 segundos sobre seu tempo na corrida por ter freado o ritmo antes da parada de box quando o safety car entrou na pista. O inglês fez isto porque Bottas, a sua frente naquele momento, foi para o pit stop na mesma volta.
A Mercedes agira assim para combater a tática da Ferrari, que havia chamado Vettel bem antes de o carro de segurança entrar em cena, devido a uma batida estúpida de Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, em Lance Stroll, da Williams. Antes, Max Verstappen, da Red Bull, saiu da pista e bateu na proteção de pneus, possivelmente por problema de freios.
A corrida então virou uma briga particular entre os dois pretendentes ao título, mas no cronômetro, pois Hamilton fora punido em 5 segundos sobre seu tempo, além de Vettel estar com pneus supermacios e Hamilton com os macios. O tetracampeão tratou então de manter sua tática de prova, forçando o ritmo e parando depois para colocar compostos macios para ir até o final da corrida.
Quando viu que não adiantaria permanecer com os pneus usados, Hamilton parou para sair em perseguição ao oponente. No entanto, a corrida estava virtualmente decidida, porque Vettel apenas controlava o ritmo para chegar em primeiro e evitar um ataque do inglês.
O GP do Barhein teve um grande início, com Bottas, Vettel, Hamilton, Verstappen e Daniel Ricardo separados por poucos metros. Felipe Massa, como na primeira prova, na Austrália, conseguiu o máximo que pode com o carro da Williams, a sexta posição, e que na verdade não é real. Se Ferrari, Mercedes e Red Bull, com todos os seus pilotos, chegarem sempre ao final das corridas, Massa será no máximo o sétimo colocado. Milagre não existe.

1) S. Vettel – Ferrari – 1h33min53s374
2) L. Hamilton – Mercedes – a 6s660
3) V. Bottas – Mercedes – a 20s397

4) K. Raikkonen – Ferrari – a 22s475
5) D. Ricciardo – Red Bull – a 39s346
6) F. Massa – Williams – a 54s326
7) S. Perez – Force India – a 1min02s606
8) R. Grosjean – Haas – a 1min14s865
9) N. Hulkenberg – Renault – 1min20s188
10) E. Ocon – Force India – 1min35s711

11) P. Wehrein – Sauber – a uma volta
12) D. Kvyat – Toro Rosso – a uma volta
13) J. Palmer – Renault – a uma volta

14) F. Alonso – McLaren – não completou
15) M. Ericsson – Sauber – não completou
16) C. Sainz Jr – Toro Rosso – não completou
17) L. Stroll – Williams – não completou
18) M. Verstappen – Red Bull – não completou
19) K. Magnussen – Haas – não completou
20) S. Vandoorne – McLaren – não completou

Volta mais rápida – L. Hamilton – Mercedes – 1min32s798



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal