f-1 - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Norris é pole em Monza

Dias ao Volante
Publicado por em f-1 ·



Lando Norris viveu o melhor dos mundos para ele em Monza ao marcar a pole e ver seu inimigo na disputa do título, Max Verstappen, da Red Bull, apenas na sétima posição no grid de largada, a mais de seis décimos de segundo, do GP da Itália, que tem largada prevista para as 10h (horário do Brasil) deste domingo. Lewis Hamilton comandou o pelotão no segundo e no terceiro treinos livres e no Q2 da classificação mas não conseguiu conquistar mais uma pole position, de suas mais de cem, na carreira. A primeira fila é toda da McLaren, com Oscar Piastri na segunda posição, à frente de George Russell, da Mercedes, dos pilotos da Ferrari, que corre em casa, Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr., de Hamilton, de Verstappen, de Sergio Perez, da Red Bull, de Alexander Albon, da Williams, e de Nico Hulkenberg, da Haas.

Grid de largada em Monza:
1 Norris (ING), McLaren, 1:19:327
2 Piastri (AUS), McLaren, a 0:109
3 Russell (ING), Mercedes, a 0:113
4 Leclerc (MON), Ferrari, a 0:134
5 Sainz Jr. (ESP), Ferrari, a 0:140
6 Hamilton (ING), Mercedes, a 0:183
7 Verstappen (HOL), Red Bull, a 0:695
8 Perez (MEX), Red Bull, a 0:735
9 Albon (TAI), Williams, a 0:972
10 Hulkenberg (ALE), Haas, a 1:012

11 Alonso (ESP), Aston Martin
12 Ricciardo (AUS), RB
13 Magnussen (DIN), Haas
14 Gasly (FRA), Alpine
15 Ocon (FRA), Alpine

16 Tsunoda (JAP), RB
17 Stroll (CAN), Aston Martin
18 Colapinto (ARG), Williams
19 Bottas (FIN), Stake-Sauber
20 Zhou (CHI), Stake-Sauer



O universo das poles na F-1

Dias ao Volante
Publicado por em f-1 ·

Com o resultado deste sábado, no Bahrein, o finlandês Valtteri Bottas passou a ser o 92° piloto a marcar a pole position na Fórmula-1, de um total de 846 corredores que já passaram (incluindo os atuais) pela principal categoria do mundo, em 66 anos, mais três corridas, de história. Ou seja, 10,87% do total de pilotos conseguiram pelo menos uma vez largar na posição de honra.
Entre todos os pilotos que já competiram na F-1, o Reino Unido lidera com 160 corredores, seguido pelos EUA, com 158. O grande número de norte-americanos, historicamente avessos à F-1, se explica porque, nos primeiros anos do Mundial, as 500 Milhas de Indianápolis faziam parte do calendário, e praticamente apenas os norte-americanos corriam lá. O Brasil teve até agora 31 corredores.
No ranking das poles, Michael Schumacher é o primeiro, com 68, seguido por Ayrton Senna (65), Lewis Hamilton (63), Sebastian Vettel (46) e Jim Clark (33). Por nação, o Reino Unido está na frente, com 249 poles (de 17 pilotos), seguido pela Alemanha (155, de 8 pilotos), pelo Brasil (126, de 6 pilotos - Senna, Nelson Piquet, 24,   Felipe Massa, 16, Rubens Barrichello, 14,  Emerson Fittipaldi, 6, e José Carlos Pace, uma), pela França (79, de 9 pilotos) e Finlândia, de Bottas, com 49 poles, de 5 pilotos.



Vettel vence no Bahrein

Dias ao Volante
Publicado por em f-1 ·


No meio do churrasco para nós gaúchos, Sebastian Vettel se desmanchou em elogios para o carro da Ferrari e desejou feliz Páscoa para o mundo inteiro via rádio. Instantes antes, o tetracampeão cruzava a linha de chegada em primeiro no GP do Bahrein, neste domingo, terceira etapa do Mundial de Fórmula-1 e segunda vitória do ainda piá alemão na temporada. Com isto, Vettel lidera o campeonato, sete pontos de vantagem para Lewis Hamilton, da Mercedes, o segundo colocado neste domingo, seguido pelo companheiro Valtteri Bottas, pole position da prova mas que foi obrigado duas vezes a abrir passagem para o primeiro piloto da equipe se recuperar na corrida.
Recuperação esta necessária depois que Hamilton recebeu uma punição de 5 segundos sobre seu tempo na corrida por ter freado o ritmo antes da parada de box quando o safety car entrou na pista. O inglês fez isto porque Bottas, a sua frente naquele momento, foi para o pit stop na mesma volta.
A Mercedes agira assim para combater a tática da Ferrari, que havia chamado Vettel bem antes de o carro de segurança entrar em cena, devido a uma batida estúpida de Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, em Lance Stroll, da Williams. Antes, Max Verstappen, da Red Bull, saiu da pista e bateu na proteção de pneus, possivelmente por problema de freios.
A corrida então virou uma briga particular entre os dois pretendentes ao título, mas no cronômetro, pois Hamilton fora punido em 5 segundos sobre seu tempo, além de Vettel estar com pneus supermacios e Hamilton com os macios. O tetracampeão tratou então de manter sua tática de prova, forçando o ritmo e parando depois para colocar compostos macios para ir até o final da corrida.
Quando viu que não adiantaria permanecer com os pneus usados, Hamilton parou para sair em perseguição ao oponente. No entanto, a corrida estava virtualmente decidida, porque Vettel apenas controlava o ritmo para chegar em primeiro e evitar um ataque do inglês.
O GP do Barhein teve um grande início, com Bottas, Vettel, Hamilton, Verstappen e Daniel Ricardo separados por poucos metros. Felipe Massa, como na primeira prova, na Austrália, conseguiu o máximo que pode com o carro da Williams, a sexta posição, e que na verdade não é real. Se Ferrari, Mercedes e Red Bull, com todos os seus pilotos, chegarem sempre ao final das corridas, Massa será no máximo o sétimo colocado. Milagre não existe.

1) S. Vettel – Ferrari – 1h33min53s374
2) L. Hamilton – Mercedes – a 6s660
3) V. Bottas – Mercedes – a 20s397

4) K. Raikkonen – Ferrari – a 22s475
5) D. Ricciardo – Red Bull – a 39s346
6) F. Massa – Williams – a 54s326
7) S. Perez – Force India – a 1min02s606
8) R. Grosjean – Haas – a 1min14s865
9) N. Hulkenberg – Renault – 1min20s188
10) E. Ocon – Force India – 1min35s711

11) P. Wehrein – Sauber – a uma volta
12) D. Kvyat – Toro Rosso – a uma volta
13) J. Palmer – Renault – a uma volta

14) F. Alonso – McLaren – não completou
15) M. Ericsson – Sauber – não completou
16) C. Sainz Jr – Toro Rosso – não completou
17) L. Stroll – Williams – não completou
18) M. Verstappen – Red Bull – não completou
19) K. Magnussen – Haas – não completou
20) S. Vandoorne – McLaren – não completou

Volta mais rápida – L. Hamilton – Mercedes – 1min32s798



Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal