

Valtteri Bottas conquistou a pole no sábado, disse antes da prova que faria sua corrida independentemente do que acontecesse com Lewis Hamilton - prejudicado na classificação por ter trocado câmbio - e partiria para a vitória. E o finlandês cumpriu à risca tudo que planejou em Zeltweg, nona etapa do Mundial de Fórmula-1.
De tão apressado para vencer sua segunda prova na carreira, Bottas gerou desconfiança em Sebastian Vettel no início. O líder do campeonato pediu pelo rádio para que observassem se Bottas tinha queimado a largado. Não tinha. O finlandês da Mercedes foi na verdade extremamente competente ao partir na frente. No final, Vettel diminuiu bastante a desvantagem para Bottas e quase conseguiu brigar pela vitória, com a Mercedes de número 77 enfrentando problemas com desgaste dos pneus. Na prática, o rápido consumo dos pneus foi o pesadelo de quase todos os pilotos na Áustria. Apenas Vettel não reclamou do problema.
Hamilton partiu da oitava posição e logo escalou o pelotão, chegando atrás de Kimi Raikkonen. O inglês largou com pneus vermelhos, os segundos mais rápidos. Mesmo assim, parou antes para colocar os roxos, para tentar superar o finlandês da Ferrari. Acabou conseguindo. Depois, apesar de ter os pneus no bagaço, Hamilton foi veloz até o final, batendo o recorde da pista volta após volta, chegando inclusive a brigar pela terceira posição com Daniel Ricciardo, da Red Bull.
Com Vettel abrindo mais na liderança, agora com 20 pontos sobre Hamilton, a F-1 terá no GP da Inglaterra, a próxima etapa, a metade da temporada, teoricamente, a casa do inglês da Mercedes. Mas como no automobilismo o fator casa não tem a menor importância, Hamilton tem de acreditar mesmo no bom rendimento da Flecha de Prata em Silverstone para tentar diminuir sua desvantagem no campeonato. Entretanto, a dor de cabeça de Hamilton neste ano é a sempre crescente escalada do carro da Ferrari, muito rápido e eficiente nas mãos de Vettel. Além disto, Hamilton tem também de se preocupar com o avanço do companheiro, que já está só 15 pontos atrás.