O fator Vettel - Blog da Fórmula-1 de Daniel Dias - Dias ao Volante

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O fator Vettel

Dias ao Volante
Publicado por em F-1 ·

O austríaco Helmut Marko, 73 anos, é o consultor técnico da Red Bull e da Toro Rosso e braço direito do bilionário, também austríaco, Dietrich Mateschitz, o dono e criador da poderosa bebida energética. Quando tinha 29 anos, Marko, então piloto da Fórmula-1 na BRM, foi atingido por uma pedra jogada da Lotus de Emerson Fittipaldi no GP da França, no circuito de Clermont-Ferrand. O ano era 72, a temporada que daria o primeiro título para o Brasil.
Terminava ali a carreira do promissor piloto austríaco, vencedor das 24 Horas de Le Mans no ano anterior. Marko perdeu a visão do olho esquerdo, perfurado pela pedra que furou sua viseira.
Marko então foi estudar advocacia e se tornar dono de equipe em categorias menores, além de empresário de pilotos, descobrindo entre outros o colombiano Juan Pablo Montoya e o alemão Sebastian Vettel. Como descobridor de talentos, aproximou-se de Mateschitz. Mais do que Christian Horner, o chefe de equipe da Red Bull, é Marko quem encaminha a carreira dos pilotos da escola das duas escuderias sob o guarda-chuva da bebida energética, presente também em outros esportes, inclusive no futebol, com times nos EUA e no interior de São Paulo.
Bem mais que manager do tetracampeão Vettel, Marko se tornou amigo do piloto alemão, agora na Ferrari, por quem tem uma admiração muito grande e um conhecimento como poucos. Nesta semana, depois da segunda vitória de Vettel na temporada e a liderança do campeonato em cima de Lewis Hamilton e a poderosa Mercedes, Marko afirmou que aposta no quinto título do alemão neste ano. A declaração do dirigente austríaco é forte:
- Apenas três décimos de segundo de vantagem no treino de classificação não são suficientes para derrotar o Sebastian na corrida. A maior arma da Ferrari nem é o bom carro, é o Vettel.
Helmut, se alcançar a declaração, eu assino embaixo. No grid atual da F-1, apenas dois pilotos são capazes de correr mais do que o carro: Vettel e Fernando Alonso. Nem Hamilton está nesse time.



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal