




Charles Leclerc largou muito bem, assim como Lando Norris, porém, o inglês recolheu na freada da curva 1 e caiu para quinto. Quem quer ser campeão tem que ter um pouco mais de coragem, principalmente em cima de seu maior rival e companheiro de equipe, Oscar Piastri. Já o nosso Gabriel Bortoleto também largou bem e veio com bom ritmo, partindo para cima do seu "patrão" Fernando Alonso e resistindo à pressão de nada menos que Max Verstappen. Enquanto isso, o pole Leclerc partiu na ponta em um ótimo ritmo, abrindo de Piastri, algo surpreendente, pois a tendência era as McLaren estarem sobrando na corrida.
Lewis Hamilton, que chegou a supor de que estaria no pelotão da frente depois do terceiro treino livre, no sábado, desandou na classificação. E a situação se manteve no início da corrida com pneus duros, ficando assim até o fim da prova. Para o líder do campeonato, Piastri, apesar de não estar conseguindo ir para cima de Leclerc, estava em um tranquilo segundo lugar, já que Norris não tinha largado bem, ficando trancado atrás de George Russell.
Na primeira rodada de pit stops dos líderes, Piastri tentou a cartada parando antes do que a Ferrari, no entanto, Leclerc ao parar na volta seguinte continuou dando o show dele, voltando na frente do provável campeão de 2025 e mantendo o ritmo forte, abrindo vantagem.
A McLaren partiu para uma estratégia diferente com Norris, tentando salvar a sua corrida com apenas uma parada de box, o que seria seria sua única chance, mas tendo a dura missão – mais tarde – de segurar a primeira posição com pneus desgastados. Talento que sabemos que ele tem, mas seria um teste para seu psicológico, que oscila a cada corrida.
Antes, Verstappen mais uma vez arriscou tudo ao se "atirar" para cima de Hamilton na curva mais rápida do circuito. Hamilton tirou o carro para evitar a colisão, até porque sua disputa na corrida não era com Verstappen e sim a de tentar se recuperar de um fim de semana desastroso em um circuito que ele normalmente tem um bons resultados, já tendo oito vitórias no Hungaroring.
Leclerc bem que tentou uma vitória improvável, mas no final, a McLaren mostrou todo seu domínio e Piastri ultrapassou o piloto da Ferrari e sumiu na frente do carro 16, partindo em busca de Norris. Em seguida, Russell fez uma grande manobra para cima de Leclerc, que jogou sujo, mudando a trajetória na frenagem e quase causando a batida.
Hungaroring foi mais uma vez Hungaroring, sem muita emoção, mas proporcionou uma caçada de Piastri ao companheiro Norris. Entretanto, faltou, talvez, um pouco de experiência pra arrancar a vitória, pois Piastri forçou a ultrapassagem na curva 1 em um momento inapropriado porque estava ainda muito atrás, perdendo contato para uma manobra melhor na volta seguinte. Parabéns, Norris, que começou muito cauteloso perdendo posições e dando indícios de que não buscaria seu companheiro. Mas ele manteve a calma, arriscou na estratégia e resistiu muito bem no final.
Claro que não podemos deixar de comentar outro belo resultado de Bortoleto, mostrando todo seu talento e com um grande futuro na F-1. E torcer para que o circo não faça o mesmo que fez com Felipe Nasr, quando freou o talento do piloto brasileiro.
Resultados:
1 Norris (ING), McLaren, 70 voltas
2 Piastri (AUS), McLaren, a 0:698
3 Russell (ING), Mercedes, a 21:916
4 Leclerc (MON), Ferrari, a 42:560
5 Alonso (ESP), Aston Martin, a 59:040
6 Bortoleto (BRA), Kick-Sauer, a 66:169
7 Stroll (CAN), Aston Martin, a 68:174
8 Lawson (NZL), Racing Bulls, a 69:471
9 Verstappen (HOL), Red Bull, a 72:645
10 Antonelli (ITA), Mercedes, a uma volta
11 Hadjar (FRA), Racing Bulls, a uma volta
12 Hamilton (ING), Ferrari, a uma volta
13 Hulkenberg (ALE), Kick-Sauber, a uma volta
14 Sainz Jr. (ESP), Williams, a uma volta
15 Albon (TAI), Williams, a uma volta
16 Ocon (FRA), Haas, a uma volta
17 Tsunoda (JAP), Red Bull, a uma volta
18 Colapinto (ARG), Alpine, a uma volta
19 Gasly (FRA), Alpine, a uma volta
20 Bearman (ING), Haas, abandonou
Pilotos
1 Piastri, McLaren, 284 pontos
2 Norris, McLaren, 275 pontos
3 Verstappen, Red Bull, 187 pontos
4 Russell, Mercedes, 172 pontos
5 Leclerc, Ferrari, 151 pontos
6 Hamilton, Ferrari, 109 pontos
7 Antonelli, Mercedes, 64 pontos
8 Albon, Williams, 54 pontos
9 Hulkenberg, Stick-Sauber, 37 pontos
10 Ocon, Haas, 27 pontos
11 Alonso, Aston Martin, 26 pontos
12 Stroll, Aston Martin, 26 pontos
13 Hadjar, Racing Bulls, 22 pontos
14 Gasly, Alpine, 20 pontos
15 Lawson, Racing Bulls, 20 pontos
16 Sainz Jr., Williams, 16 pontos
17 Bortoleto, Stick-Sauber, 14 pontos
18 Tsunoda, Red Bull, 10 pontos
19 Bearman, Haas, 8 pontos
Equipes
1 McLaren, 559 pontos
2 Ferrari, 260 pontos
3 Mercedes, 236 pontos
4 Red Bull, 194 pontos
Próxima etapa: GP da Holanda, dia 31 de agosto