
Na intensa batalha entre Ferrari e Mercedes, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, pelo título da temporada, um detalhe, a menos, pode fazer grande diferença na prova deste domingo, nas apertadas e estreitas ruas de Monte Carlo. O novo regulamento para a construção dos carros neste ano não especifica a distância de entre-eixos. E a SF70H é exatamente 16,6 centímetros menor de entre-eixos que a W08 – 3,76 metros no carro da Mercedes ante 3,59 metros no da Ferrari. A Flecha Prateada é o carro mais longo neste quesito em 2017 e a máquina de Maranello, a quarta, de 10. A baratinha mais curta de entre-eixos é a Williams (3,54 metros). Só para efeito de comparação, a média de um modelo compacto do mercado brasileiro neste ponto fica em torno de 2,50 metros.
À primeira vista, a diferença de apenas 16,6 centímetros entre Mercedes e Ferrari (pouco menos que a altura de uma carteira de cigarros) pode não significar muita coisa em carros que ultrapassam fácil os 300 km/h. É verdade! Mas em Mônaco, pode ser decisiva. A "pista" de Monte Carlo não tem retas, é exageradamente estreita e não tem áreas de escape.
Com os dois bólidos das rivais com rendimento tão próximo este ano, 16,6 centímetros podem valer metros no conjunto de uma volta.