
Kimi Raikkonen foi simplesmente espetacular no treino de classicação do GP de Mônaco, agora há pouco. No Q3, sem Lewis Hamilton, que teve de tirar o pé na sua volta rápida por causa de uma batida de Stoffel Vandoorne nos S da Piscina de Monte Carlo, a parada ficou com o líder do campeonato, Sebastian Vettel, Raikkonen, Valtteri Bottas e Max Verstappen, com uma Red Bull muito bem acertada para as ruas do Principado.
E mais emoções viriam, com Raikkonen garantido a pole provisória em sua primeira tentativa. Vettel, Bottas e Verstappen foram atrás, enquanto o Homem de Gelo, perfeito, marcava a volta mais veloz da história do GP de Mônaco, pouco acima de 1 minuto e 12 segundos. Seu companheiro Vettel foi atrapalhado na abertura de sua última tentativa de obter a pole (fundamental para a vitória em Monte Carlo) e aliviou o acelerador para um carro mais lento à frente se distanciasse. O líder do campeonato ainda teve mais uma volta rápida e baixou a lenha. Fez a primeira parcial abaixo do tempo de Raikkonen mas perdeu cerca de 40 milésimos na segunda parcial, localizada além do Túnel. E foi exatamente esta diferença que permaneceu até o final, colocando as duas Ferrari na primeira fila do grid para felicidade total da equipe de Maranello, com Raikkonen na pole.
Com o finlandês precisando mostrar serviço - já foi cobrado pelo presidente da Ferrari neste ano -, não se espera nenhuma gentileza de Raikkonen para Vettel na largada ou em qualquer parte da prova deste domingo, prevista para as 9h (nosso horário), com transmissão da Globo. Já que Hamilton larga lá atrás, o mais provável é que Vettel se acomode mesmo com o segundo lugar e assista à primeira vitória do companheiro após o retorno do Homem de Gelo à Ferrari colado na traseira do carro de número 7. Os dois pilotos se dão muito bem dentro e fora da pista. A última conquista de Raikkonen foi com a extinta equipe Lotus, em 2013.
Fernando Alonso direcionou as atenções para as 500 Milhas de Indianápolis neste domingo. No entanto, Mônaco é Mônaco, e sempre será estrela maior para o amante dos autinhos. Não perca!
1) K. Raikkonen – Ferrari – 1min12s178
2) S. Vettel – Ferrari – 1min12s221
3) V. Bottas – Mercedes – 1min12s223
4) M. Verstappen – Red Bull – 1min12s496
5) D. Ricciardo – Red Bull – 1min12s998
6) C. Sainz Jr – Toro Rosso – 1min13s162
7) S. Perez – Force India – 1min13s329
8) R. Grosjean – Haas – 1min13s349
9) S. Vandoorne – McLaren – sem tempo no Q3
10) D. Kvyat – Toro Rosso
11) N. Hulkenberg – Renault
12) K. Magnussen – Haas
13) L. Hamilton – Mercedes
14) F. Massa – Williams
15) E. Ocon – Force India
16) J. Palmer – Renault
17) L. Stroll – Williams
18) P. Wehrlein – Sauber
19) M. Ericsson – Sauber
20) J. Button – McLaren – 1min13s613 – foi no 9º no Q3