
Valtteri Bottas largou na pole position e venceu a prova de estreia da temporada da Fórmula-1. Indiscutível conquista do finlandês. Vamos para as questões das “N” punições do GP da Áustria. Lewis Hamilton foi o segundo na classificação e foi punido em três posições porque não tirou o pé quando o Bottas saiu da pista no Q3. Punição justa, o Hamilton viu a bandeira amarela naquele momento. No final da corrida, com o Kimi Raikkonen perdendo uma roda de sua Alfa Rpmeo, outro safety car entrou na pista. Aí, a Mercedes errou em não ter chamado seus pilotos para colocarem pneus macios. A Red Bull fez isso com o Alexander Albon (Max Verstappen quebrou no início da prova). Com isso, na relargada, Albon foi para cima de Hamilton e, no terceiro grampo do circuito Red Bull Ring Zeltweg, os dois se bateram. Afobado, pois teria vencido a corrida, o ótimo Albon errou, com o Hamilton não tendo o que fazer para evitar o choque. Então, veio o grande erro da direção de prova: deu uma punição de 5 segundos para Hamilton, que cruzou na bandeirada em segundo mas caiu para a quarta posição, atrás de Charles Leclerc e de Nando Norris, que recolocou a McLaren no pódio depois de muito tempo.
Nada contra o Leclerc e o Norris, dois expoentes da nova geração. No entanto, a punição a Hamilton foi um crime, e isso mexeu no resultado da corrida. Além disso, a Mercedes mostrou mais uma vez que é a melhor para fazer um carro na atualidade mas é a mais lenta para tomar decisões durante as provas. Primeiro, a equipe errou em não ter chamado seus pilotos para colocarem pneus novos no final. Se tivesse agido assim, o Albon jamais teria chegado em Hamilton. Depois, a Mercedes inexplicavelmente não pediu para o Bottas abrir passagem para p Hamilton, que precisava andar rápido para descontar os 5 segundos da punição injusta. Seria uma manobra simples: Bottas deixaria Hamilton passar e continuaria bem próximo do inglês para não ter sua vitória ameaçada.
A corrida de estreia da temporada teve muitas quebras, podendo ser creditado isso por ter sido justamente a primeira etapa do ano. Sebastian Vettel se envolveu em um choque com Carlos Sainz Jr. em um momento que também nada poderia ter feito para evitá-lo. E aí veio a turma de plantão contra o Vettel na transmissão da TV para criticar o piloto da Ferrari. Gente! Esqueçam do Vettel, deixem o cara na dele! Se o Luciano Burti, que nunca foi um real piloto de F-1, parasse um pouco para pensar, veria que está fazendo críticas infundadas para um tetracampeão. Burti, um tetra quer dizer que o piloto conquistou o Mundial de F-1 por quatro vezes, seguidas. Isso não é para qualquer um, muito menos para você!
A segunda etapa da temporada será disputada já no próximo domingo, no mesmo circuito, só que com um outro nome – GP da Estíria, região austríaca onde está localizado o autódromo. Hamilton terá todas as chances de buscar recuperação no campeonato, liderado com justiça pelo companheiro Bottas. A Mercedes não tem adversários e o hexacampeão não suportará levar pra casa duas derrotas seguidas para o companheiro. Isso tudo, claro, se o comissários deixarem o piloto inglês em paz!
Resultado do GP da Áustria:
1) V. Bottas – Mercedes – 1h30min55s739
2) C. Leclerc – Ferrari – a 2s700
3) L. Norris – McLaren – a 5s491
4) L. Hamilton – Mercedes – a 5s689 – punido em 5s
5) C. Sainz Jr – McLaren – a 8s903
6) S. Perez – Racing Point – a 15s092 – punido em 5s
7) P. Gasly – Alpha Tauri – a 16s682
8) E. Ocon – Renault – a 17s456
9) Giovinazzi – Alfa Romeu – a 21s146
10) S. Vettel – Ferrari – a 24s545
11) N. Latifi – Williams – a 31s650
12) D. Kvyat – Alpha Tauri – não completou
13) Albon – Red Bull – não completou
14) K. Raikkonen – Alfa Romeo – não completou
15) G. Russell – Williams – não completou
16) R. Grosjean – Haas – não completou
17) K. Magnussen – Haas – não completou
18) L. Stroll – Racing Point – não completou
19) D. Ricciardo – Renault – não completou
20) M. Verstappen – Red Bull – não completou
Melhor Volta – L. Norris – McLaren – 1min07s475
Mundial de Pilotos 2020:
1) V. Bottas – Mercedes – 25 pontos
2) C. Leclerc – Ferrari – 18 pontos
3) L. Norris – McLaren – 16 pontos
4) L. Hamilton – Mercedes – 12 pontos
5) C. Sainz Jr – McLaren – 10 pontos
6) S. Perez – Racing Point – 8 pontos
7) P. Gasly – Alpha Tauri – 6 pontos
8) E. Ocon – Renault – 4 pontos
9) Giovinazzi – Alfa Romeu – 2 pontos
10) S. Vettel – Ferrari – 1 ponto
11) N. Latifi – Williams – 0 ponto
12) D. Kvyat – Alpha Tauri – 0 ponto
13) Albon – Red Bull – 0 ponto
14) K. Raikkonen – Alfa Romeo – 0 ponto
15) G. Russell – Williams – 0 ponto
16) R. Grosjean – Haas – 0 ponto
17) K. Magnussen – Haas – 0 ponto
18) L. Stroll – Racing Point – 0 ponto
19) D. Ricciardo – Renault – 0 ponto
20) M. Verstappen – Red Bull – 0 ponto
Mundial de Construtores 2020:
1) Mercedes – 37 pontos
2) McLaren – 26 pontos
3) Ferrari – 19 pontos
4) Racing Point – 8 pontos
5) Alpha Tauri – 6 pontos
6) Renault – 4 pontos
7) Alfa Romeo – 2 pontos
8) Williams – 0 ponto
9) Red Bull – 0 ponto
10) Haas – 0 ponto